Terço para os Santos Inocentes
Terço para os Santos Inocentes
SI No 40 Mistério Gozoso - Segunda-feira 28 de abril 25
Começamos por elevar o nosso terço ao céu e dizer:
Rainha do Céu, com este terço ligamos todos os pecadores e todas as nações ao Vosso Imaculado Coração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração pela conversão dos corações
Pai Celestial, neste tempo de crise mundial, permite que cada alma encontre paz e segurança na Tua Divina Vontade. Dá a cada alma a graça de compreender que a Tua Vontade é o Santo Amor no momento presente.
Pai bondoso, ilumina todas as consciências para que reconheçam que não estão a viver de acordo com a Tua vontade. Dai ao mundo a graça e o tempo para o fazer. Amém.
Citando o profeta Jeremias, o evangelista Mateus diz-nos com grande dureza: "Em Ramá ouve-se uma voz, uma lamentação amarga: é Raquel chorando os seus filhos" (Jer 31,15). É o lamento das mães que choram a morte dos seus filhos inocentes por causa da tirania e da sede desenfreada de poder de Herodes.
Um lamento que ainda hoje podemos ouvir, que nos toca a alma e que não podemos nem queremos ignorar ou silenciar. Hoje, infelizmente, ainda podemos ouvir entre o nosso povo o lamento e o choro de muitas mães, de muitas famílias, por causa da morte dos seus filhos, dos seus filhos inocentes. Temos de aprender a escutar o que se passa à nossa volta e a ter um coração sensível e aberto ao sofrimento dos nossos vizinhos, especialmente quando se trata de crianças; e também temos de ser capazes de reconhecer que este triste capítulo da história continua a ser escrito hoje.
É possível viver a alegria cristã virando as costas a estas realidades? É possível levar a alegria cristã ignorando os gemidos dos nossos irmãos e dos nossos filhos? Divino Menino Jesus, ao rezarmos este terço pedimos-Te que retires do coração do mundo o desejo de cometer o pecado do aborto. Remove o véu de engano que Satanás colocou sobre os corações, que retrata a promiscuidade como liberdade e revela o que ela é, a escravidão do pecado. Colocai nos corações do mundo um respeito renovado pela vida no momento da conceção. Amém.
- Credo
- 1 nosso Pai
- Pela Fé, Avé Maria
- Pela Esperança, pela Temperança, Ave Maria
- Pela Caridade, Ave Maria
- Toda a glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, é agora e será sempre, Amém.
Hoje rezamos os Mistérios Gozosos.
Rezar os Mistérios Gozosos em ação de graças, confiando um nascimento e a vinda ao mundo de um bebé, é uma bela intenção de oração e também um belo motivo de ação de graças, apoiado pela Virgem Maria, cuja vida foi iluminada pelo Evangelho. Os Mistérios Gozosos convidam-nos a alegrarmo-nos com a Virgem Maria por esta nova vida, e é uma oportunidade para pedir muitos benefícios espirituais para esta criança. Rezar por ele é um belo presente que lhe podemos oferecer.
1°) A Anunciação: FM - humildade. O fiat de Maria, o seu Sim humilde, obediente e confiante, é o ponto de partida para a salvação da humanidade.
O Anjo Gabriel veio trazer a Maria a mensagem do nascimento de Jesus. Durante esta década, podemos dar graças pela chegada de um bebé e por tudo o que ele trará à família.
Maria, perturbada pela saudação do Anjo, alegra-se, no entanto, em fazer a vontade de Deus. Rezemos para que todas aquelas que se sentem perturbadas pela sua gravidez obtenham a graça de confiar na vontade de Deus.
No relato da Anunciação, as primeiras palavras da saudação angélica - Alegrai-vos - são um convite à alegria, que faz lembrar os oráculos do Antigo Testamento dirigidos à filha de Sião. A fé da Igreja e a experiência dos santos ensinam que a graça é a fonte da alegria e que a verdadeira alegria vem de Deus. Em Maria, como em todos os cristãos, o dom divino produz uma alegria profunda.
Atualmente, 75 milhões de crianças - em resultado de emergências e crises prolongadas - tiveram de interromper a sua educação, e 68% das pessoas traficadas para fins sexuais em todo o mundo são crianças. Além disso, um terço das crianças que tiveram de viver fora dos seus países fizeram-no através de deslocações forçadas. Vivemos num mundo em que quase metade das crianças que morrem com menos de 5 anos morrem de malnutrição. Calcula-se que 150 milhões de crianças menores de idade tenham trabalhado, muitas delas em condições de escravatura. De acordo com o último relatório da UNICEF, se a situação global não mudar, em 2030, 167 milhões de crianças estarão a viver em pobreza extrema, 69 milhões de crianças com menos de 5 anos morrerão e 60 milhões de crianças não frequentarão a escola primária.
1notre père 10 Avé Maria, Gloire au Père et au Fils et au Saint Esprit comme il était au commencement, maintenant et toujours et dans les siècles des siècles, amen.
Ó meu Jesus, perdoai-nos todos os nossos pecados, preservai-nos do fogo do inferno e conduzi todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas da Vossa Santa Misericórdia.
Ö São Miguel Arcanjo, fazei brilhar sobre nós a vossa luz, protegei-nos com as vossas asas, defendei-nos com a vossa espada nas batalhas visíveis e invisíveis.
3x Jesus protege e salva o nascituro.
Canto
2°) A Visitação: FM estende a mão ao próximo, que também é apoiado pela Virgem Maria, cuja vida foi iluminada pelo Evangelho.
João Batista saltou de alegria no ventre da sua mãe. Rezamos para que o mundo compreenda que o aborto não se destina a crianças que possam vir a nascer, mas a crianças que já estão no mundo, vivendo e crescendo no ventre da sua mãe, e que devem ser mortas.
A cena da Visitação exprime também a beleza do acolhimento: onde há acolhimento recíproco, onde há escuta, onde há espaço para o outro, Deus está presente, assim como a alegria que dele provém. Imitemos Maria, visitando os que estão em dificuldade, especialmente os doentes, os presos, os idosos e as crianças. E imitemos também Isabel, que acolhe o hóspede como o próprio Deus. Se não o desejarmos, nunca conheceremos o Senhor; se não o esperarmos, não o encontraremos; se não o procurarmos, não o encontraremos. Com a mesma alegria de Maria, que correu para a casa de Isabel, vamos também nós ao encontro do Senhor que vem. Rezemos para que todos os homens procurem Deus, para que descubram que é o próprio Deus que vem primeiro visitar-nos. A Maria, Arca da nova e eterna Aliança, confiemos os nossos corações, para que ela os torne dignos de acolher a visita de Deus no mistério da nossa vida.
Escutemos os gritos e as lamentações destas crianças; escutemos também os gritos e as lamentações da Mãe Igreja, que chora não só pelo sofrimento causado aos seus filhos mais pequenos, mas também porque conhece o pecado de alguns dos seus membros: o sofrimento, a história e a dor dos menores que foram abusados sexualmente por padres. Um pecado que nos envergonha. As pessoas que tinham a responsabilidade de cuidar destas crianças destruíram a sua dignidade. Lamentamos profundamente este facto e pedimos perdão a . Associamo-nos ao sofrimento das vítimas e, por nossa vez, choramos o pecado. O pecado de tudo o que aconteceu, o pecado da omissão de socorro, o pecado do silêncio e da negação, o pecado do abuso de poder. Também a Igreja chora amargamente este pecado dos seus filhos e pede perdão. Hoje, ao recordarmos os Santos Inocentes, devemos renovar o nosso empenhamento em garantir que estas atrocidades não voltem a acontecer no nosso meio. Tenhamos a coragem necessária para promover todos os meios necessários e proteger, em todas as coisas, a vida das nossas crianças, para que tais crimes nunca mais se repitam. Façamos nosso, de forma clara e leal, o lema "tolerância zero" neste domínio.
1notre père 10 Avé Maria, Gloire au Père et au Fils et au Saint Esprit comme il était au commencement, maintenant et toujours et dans les siècles des siècles, amen.
Ó meu Jesus, perdoai-nos todos os nossos pecados, salvai-nos do fogo do inferno e conduzi todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas da Vossa Santa Misericórdia.
Ö São Miguel Arcanjo, brilhai sobre nós com a vossa luz, protegei-nos com as vossas asas, defendei-nos nas batalhas visíveis e invisíveis com a vossa espada.
3x Jesus protege e salva o nascituro.
Canto
3°) A Natividade. FM - Deixar Cristo habitar em vós.
O próprio Deus nasceu como uma criança. A grandeza de uma pessoa não se mede pelo seu tamanho, pois o Rei recém-nascido é muito pequeno. Rezemos para que não se faça mais mal a bebés pequeninos ameaçados pelo aborto.
Cristo nasceu em Belém, e isso é um facto maravilhoso e histórico. Mas é um facto consumado. Aconteceu no passado, por isso agora tem de nascer nos nossos corações. Temos de preparar os nossos corações para a sua vinda. Tem de haver lugar para Ele na estalagem dos nossos corações. Toda a nossa meditação tem este objetivo: preparar e abrir o nosso coração para o nascimento de Cristo. É porque ele é o Deus infinito que devemos desprender-nos de tudo o resto para que haja lugar para ele no nosso coração. O mistério é que, quando ele nasce no nosso coração, tudo nasce com ele. O nosso coração enche-se de todo o Seu amor, de toda a Sua compaixão, de todo o Seu perdão. Sabemos que somos perdoados, amados e compreendidos pelo Deus infinito e pelo seu Filho, nosso irmão. Cheios deste saber experiencial, só nos resta comunicá-lo e partilhá-lo com todos aqueles que encontramos, com todos aqueles com quem entrelaçamos a nossa vida.
A alegria cristã não é uma alegria que se constrói à margem da realidade, ignorando-a ou fingindo que ela não existe. A alegria cristã nasce de um chamamento - o mesmo que São José recebeu - para "tomar" e proteger a vida, especialmente a dos santos inocentes de hoje. Devemos encorajar as pessoas a guardar a vida e a ajudá-la a nascer e a crescer; a renovarmo-nos como pastores corajosos. Coragem que gera dinâmicas capazes de tomar consciência da realidade que muitas das nossas crianças vivem hoje, e de trabalhar para lhes garantir as condições necessárias para que a sua dignidade de filhos de Deus seja não só respeitada mas sobretudo defendida.
Não deixemos que lhes roubem a alegria. Não deixemos que nos roubem a alegria, conservemo-la, ajudemo-la a crescer.
Façamo-lo com a mesma fidelidade paternal de São José, e segurados pela mão de Maria, a Mãe da ternura, para que os nossos corações não se endureçam.
1notre père 10 Avé Maria, Gloire au Père et au Fils et au Saint Esprit comme il était au commencement, maintenant et toujours et dans les siècles des siècles, amen.
Ó meu Jesus, perdoai-nos todos os nossos pecados, salvai-nos do fogo do inferno e conduzi todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas da Vossa Santa Misericórdia.
Ö São Miguel Arcanjo, fazei brilhar sobre nós a vossa luz, protegei-nos com as vossas asas, defendei-nos com a vossa espada nas batalhas visíveis e invisíveis.
3x Jesus protege e salva o nascituro.
Canto
4°) Apresentação. FM - O Espírito de obediência, de escuta de Deus, dos seus mandamentos e da sua Palavra. Todo o primogénito do sexo masculino será consagrado ao Senhor.
Ó Jesus, recordamos o dia em que os teus pais te levaram ao Templo para te apresentarem a Deus. Viemos para contemplar o mistério da tua vida, para que nos fales e nos transformes. Vem dizer-nos o que o nosso coração precisa.
Iluminado pelo Espírito Santo, Simeão chama ao menino "a luz que se revela às nações" (Lc 2, ). Cristo é a luz que vem ao mundo para iluminar os homens que, sem Deus, tropeçam no caminho. A palavra de Deus, segundo São Josemaria, "inunda os corações de luz e de esperança". Este é um dos segredos de Simeão para se manter jovem: a sua abertura sincera à Palavra de Deus, sempre com um olhar fresco.
O Menino é apresentado no Templo porque o Menino pertence a Deus. As crianças não são propriedade dos pais, nem do Estado. Pertencem, e nós também, ao próprio Deus.
Extrato da carta de S. J.P.II às famílias :
O quarto mandamento do Decálogo diz respeito à família, à sua coesão interna e, podemos dizer, à sua solidariedade.
A redação não menciona explicitamente a família. Mas, de facto, é precisamente a família que está em causa. Para exprimir a comunhão entre as gerações, o legislador divino não encontrou termo mais apropriado do que este: "Honra...". (Ex 20,12). Esta é uma outra maneira de exprimir o que é a família. Esta fórmula não exalta "artificialmente" a família, mas põe em evidência a sua fisionomia e os direitos que dela decorrem. A família é uma comunidade de relações interpessoais particularmente intensas entre cônjuges, entre pais e filhos, entre diferentes gerações. É uma comunidade que deve ser particularmente protegida. E Deus não pode pensar numa garantia melhor do que esta: "Honrai.
"Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá" (Ex 20,12). Este mandamento vem na sequência dos três preceitos fundamentais relativos à relação do homem e do povo de Israel com Deus: "Shema, Israel...", "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Dt 6,4). "Não terás outros deuses diante de mim" (Ex 20,3). Este é o primeiro e maior mandamento, o mandamento de amar a Deus "sobre todas as coisas": é preciso amá-l'O "com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6,5; cf. Mt 22,37). É significativo que o quarto mandamento seja colocado precisamente neste contexto: "Honra o teu pai e a tua mãe", porque eles são para ti, de certo modo, os representantes do Senhor, aqueles que te deram a vida, que te introduziram na existência humana, numa linhagem, numa nação, numa cultura. Depois de Deus, eles são os vossos primeiros benfeitores. Se só Deus é bom, se ele é o próprio Bem, então os pais partilham dessa bondade suprema de uma forma única. Por isso, honrem os vossos pais! Há aqui uma certa analogia com o culto devido a Deus.
1notre père 10 Avé Maria, Gloire au Père et au Fils et au Saint Esprit comme il était au commencement, maintenant et toujours et dans les siècles des siècles, amen.
Ó meu Jesus, perdoai-nos todos os nossos pecados, preservai-nos do fogo do inferno e conduzi todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas da Vossa Santa Misericórdia.
Ó São Miguel Arcanjo, fazei brilhar sobre nós a vossa luz, protegei-nos com as vossas asas, defendei-nos nas batalhas visíveis e invisíveis com a vossa espada.
3x Jesus protege e salva o nascituro.
Canto
5° Recuperação de Jesus no Templo.FM - querer apenas o que Deus quer.
O Menino Jesus era cheio de sabedoria porque é Deus. Rezemos para que o mundo reconheça a sabedoria dos seus ensinamentos sobre a dignidade da vida e compreenda que estes ensinamentos não são uma opinião, mas a verdade.
Virgem Maria, Mãe de Deus, intercedei para que a nossa vida seja cada vez mais centrada em Cristo, para que cresçamos em humanidade e nos tornemos humildes testemunhas do Evangelho.
Virgem Maria, Mãe de Deus, ensina-nos a deixar-nos mover como tu, nos nossos corações e nas nossas vidas, para procurar e descobrir cada vez mais o nosso Deus, como verdadeiros filhos de Deus, confiantes e seguros de que Deus se deixa encontrar e que também nos procura.
Extrato da carta de S. J.P.II às famílias:
Por isso, dirijo-me a vós: dirijo-me especialmente a vós, queridos esposos e esposas, pais e mães, filhos e filhas. É um apelo a todas as Igrejas particulares, para que permaneçam unidas no ensinamento da verdade apostólica; aos meus irmãos no episcopado, aos sacerdotes, às famílias religiosas e às pessoas consagradas, aos movimentos e associações de fiéis leigos; aos irmãos e irmãs aos quais nos une a nossa fé comum em Jesus Cristo, mesmo que ainda não experimentemos a plena comunhão querida pelo Salvador; a todos aqueles que, partilhando a fé de Abraão, pertencem como nós à grande comunidade dos que crêem num só Deus; aos que são herdeiros de outras tradições espirituais e religiosas; a todos os homens e mulheres de boa vontade.
Que Cristo, que é o mesmo "ontem, hoje e sempre" (Heb 13,8), esteja connosco ao dobrarmos os joelhos diante do Pai, de quem provém toda a paternidade, toda a maternidade e toda a família humana (Ef 3,14-15) e, com as mesmas palavras da oração que Ele dirigiu ao Pai e que Ele próprio nos ensinou , nos dê mais uma vez o testemunho do amor com que "nos amou até ao fim" (Jo 13,1)!
1notre père 10 Avé Maria, Gloire au Père et au Fils et au Saint Esprit comme il était au commencement, maintenant et toujours et dans les siècles des siècles, amen.
Ó meu Jesus, perdoai-nos todos os nossos pecados, salvai-nos do fogo do inferno e conduzi todas as almas para o Céu, especialmente as mais necessitadas da Vossa Santa Misericórdia.
Ó São Miguel Arcanjo, fazei brilhar sobre nós a vossa luz, protegei-nos com as vossas asas, defendei-nos nas batalhas visíveis e invisíveis com a vossa espada.
3x Jesus protege e salva o nascituro.
Canto
Embalagem
Eu vos saúdo, ó Rainha, mãe de misericórdia, vós que sois para nós vida, doçura e esperança.
A ti clamamos nós, os Filhos de Eva, no nosso exílio,
A ti suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Vós, nosso defensor, volvei para nós os vossos olhos bondosos,
E Jesus, vosso Filho bendito, mostrai-nos no fim deste exílio,
Ó misericordiosa, ó boa, ó gentil Virgem Maria
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ó Deus, cujo Filho único, com a sua vida, morte e ressurreição, nos resgatou a recompensa da vida eterna, concedei-nos, nós vos pedimos, que, depois de meditarmos estes Mistérios do Santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que eles contêm e obtenhamos o que prometem, pelo mesmo Jesus Cristo, assim seja.
Rezemos pelas intenções e pelo bem-estar do Nosso Santo Padre o Papa Francisco 1 pater, 1 Avé, 1 gloire au Père.
Ó tu, Maria, Mãe da graça divina, inclino-me diante de ti neste momento de oração e peço-te que protejas este bebé, fruto abençoado do Amor e da maternidade,
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Canto